-
Arquitetos: Domyjinak / architectural office ; Domyjinak / architectural office
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localização / Características da Área
A primeira parada privada de trem no espaço público na República Tcheca situa-se perto da fronteira Tcheca-Alemã, onde a linha férrea No. 828 Dresden - Ebersbasch - Zittau - Liberec - Tanvald cruza-se com a Rumburská. A parada do trem conecta a parte vizinha da cidade de Varnsdorf e a área da Cervejaria Kocour ao sistema de redes de transportes local e regional.
Arquitetura / Ideia e Conceito
A ideia para a plataforma é inspirada na atmosfera industrial e na história da cidade, na Cervejaria Varnsdorf Kocour, nas pequenas arquiteturas e nas modificações na área da cervejaria.
O conceito de volume simples, dois cubos abertos interceptados, foi inspirado nas caixas de madeira da cervejaria. A partir do interior destas caixas, um banco de madeira maciça com os nomes das paradas de trem, se projeta para o espaço. O banco suporta o logotipo da cervejaria - estátua de aço do gato símbolo ("kocour" em tcheco).
O conceito refere-se à identidade industrial do lugar através da sua solução material - estrutura em aço, chapas de 20mm de espessura que estão fadadas enferrujar durante o ciclo de vida da estrutura. A placa de aço é perfurada com pequenos orifícios circulares, que formam o logotipo da cervejaria. Isto permite uma distribuição interessante de luz para o interior. Por outro lado, a iluminação noturna do interior - faixas de LED - ilumina o logotipo nas paredes perfuradas em direção a escuridão do exterior. O piso do abrigo é feito a partir de grelhas galvanizadas, que serão recobertas por uma pátina durante o tempo todo. A cor preta fica nas áreas mais freqüentemente utilizadas. O exterior do abrigo completa-se com um sinal de identificação, que é pulverizado com a cor branca, "Pivovar" (Cervejaria).
Arquitetura / Disposição
O interior dos dois cubos é parcialmente aberto, com vista para a estrada de ferro e em parte fechado para assegurar a proteção contra condições climáticas desfavoráveis. Além do banco de passageiros também controlar os horários, em casos atípicos de policarbonato, um abridor de garrafa e um suporte para as tampas de cerveja estão localizados no interior. O espaço fechado de serviço, onde são guardadas as ferramentas para a manutenção e a caixa elétrica está escondido na parte de trás da plataforma. O dreno do telhado também está escondido neste espaço.
Ambiente
A aparência do abrigo se refere, por sua solução material, à história do complexo industrial, a pátina da ferrugem evoca a harmonia da estrutura com o ambiente natural ao lado e com a atmosfera e a identidade do lugar.
Composição
Dois cubos abertos interceptados que formam o volume da parada do trem na Cervejaria Kocour, referem-se à forma das históricas caixas de cerveja. Isto criou um espaço interior interessante, com proporções adequadas.
Tectônica da construção
Respeitando a própria forma, a estrutura é intencionalmente não suportada por colunas e entablamentos. Isso é realizado pela própria construção de placas de aço maciço, que definem o espaço de forma adequada a que se destina, utilizando o modo mais simples possível.
Material
A solução material - chapas de aço maciço com pátina enferrujada, grades com superfície de zinco que possibilitam a visão através delas, madeira laminada sólida com sinais pretos e que se modificam com o ciclo de vida da estrutura, completam a intenção arquitetônica, que na sua expressão refere-se a história industrial da área.
Demarcação
A plataforma é demarcada por perfurações circulares na forma do gato, logotipo da cervejaria, que atrai muito a atenção dos passageiros e se identifica com o lugar.